Blog

Diversidade: conheça os diferentes tipos de combustíveis

20/12/2017 - por Barbara Jorge

As diferenças entre os combustíveis

Quando você vai abastecer o seu carro encontra várias opções diferentes de combustíveis. Mas o que significa tudo isso?

Confira as definições de cada combustível disponível nos postos brasileiros.

Gasolina

Comum

Derivada do petróleo, é a mais consumida no Brasil. Possui 27% de etanol anidro e varia entre uma coloração amarelada e incolor. Com efeito mais poluente, a queima dessa gasolina deixa resíduos nas válvulas de admissão do motor que comprometem o funcionamento do veículo e pode resultar em aumento de consumo.

Aditivada

Para diferenciação visual, possui uma coloração esverdeada e é formada pela junção da gasolina comum com detergentes dispersantes que promovem a limpeza no motor, além de aditivos que ajudam a melhorar a lubrificação dos componentes. Como elimina resíduos do motor, acaba gerando economia de combustível e deixa o carro menos poluente.

Premium

É a gasolina mais cara e menos poluente que os outros tipos. Possui 25% de álcool em sua composição e é caracterizada por uma coloração levemente alaranjada. Realiza uma queima mais eficiente, oferecendo um melhor aproveitamento do potencial do motor. É indicada para motores mais potentes, como os de veículos esportivos de luxo.

Formulada

Feita com derivados de petróleo que são misturados de acordo com os parâmetros estabelecidos pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Apesar de ser mais barata, dependendo de sua densidade e de matérias-primas usadas, pode gerar problemas como: maior consumo do motor, vaporização, formação de depósitos e dificuldade de partida a frio. Os postos são obrigados a informar nas bombas se a gasolina é formulada ou não, já que não tem como reconhecer visualmente. 

Etanol

Comum

É o álcool veicular extraído da cana-de-açúcar e compõe 4% de água, contendo um aspecto incolor. É mais barato e oferece um aproveitamento melhor do potencial do motor em relação à gasolina, porém é consumido mais rápido. Você pode conferir também dicas para saber quando é mais vantajoso escolher o etanol.

Aditivado

Apesar de ser mais caro, é muito mais econômico em relação ao consumo de combustível, visto que oferece um rendimento de 3% maior do que o etanol comum. Com funcionalidades semelhantes à gasolina aditivada, possui agentes que lubrificam e promovem a limpeza e proteção dos bicos e sistema de injeção. Atenção: os veículos flex já são fabricados com componentes de proteção anticorrosiva.

Diesel

Comum (S-500)

É utilizado em ônibus, caminhões e veículos grandes. Como o mais vendido do Brasil, possui a vantagem de ter um alto rendimento, com grande autonomia e menor consumo do automóvel.  Como aspecto visual, possui uma coloração vermelha.

S-10

Perfeito para os motores modernos, é uma versão mais cara e menos poluente do que o diesel comum. Varia entre uma coloração incolor ou amarelado e a marrom ou alaranjado devido à cor do biodiesel. Se os veículos mais pesados não são abastecidos com o S-10, podem emitir mais poluentes do que o normal e ter problemas no escapamento.

Aditivado

Possui um pacote de aditivos que eliminam resíduos, corrosão e bolhas. Caracterizado por reduzir o tempo de parada e garante o enchimento total do tanque.

Premium

Assim como o diesel aditivado, é composto por aditivos multifuncionais que oferecem melhor desempenho do veículo e maior proteção ao motor. Além disso, contribui com uma melhor qualidade de ignição resultando em um tempo menor na retomada de velocidade.

GNV (Gás Natural Veicular)

É o combustível menos poluente de todos os outros daqui e 60% mais econômico em relação à gasolina! Além de não ser tóxico, ele garante a vida útil do motor por muito mais tempo. Porém, os cilindros ocupam grande parte do porta-malas e o veículo precisa passar por uma certificação.

 

Agora, não há mais dúvidas ao se deparar com esses nomes no dia a dia, não é? Entender melhor sobre os elementos que envolvem seu veículo, faz você estar cada vez mais no comando do seu carro!