Blog

alcool ou gasolina

Batalha do dia: álcool ou gasolina?

31/07/2017 - por Barbara Jorge

Essa é uma pergunta feita todos os dias por quem tem um carro flex: coloco álcool ou gasolina?

Ao se deparar com o preço dos combustíveis nos postos, o bolso grita de indecisão. Porém, há maneiras de diminuir o gasto de combustível e de fazer a melhor escolha financeira, logo de primeira vista, ao abastecer seu veículo!

Aliviando o coração

Existem várias histórias espalhadas por aí sobre a fidelidade com apenas um só combustível, dizendo que a alternância entre eles pode prejudicar o motor do carro. Mas, isso não é verdade!

As montadoras garantem que não existem diferenças visíveis ou problemas gerados pelo abastecimento em relação à quantidade de álcool-gasolina nos veículos.

Assim, nos veículos normais, o que precisa ser levado em consideração é o preço dos combustíveis, visto que o álcool rende cerca de 30% menos que a gasolina, percorrendo a mesma distância.

Para não errar na escolha

Como o valor desses combustíveis varia bastante, a Agência Nacional de Petróleo (ANP) divulga, por semana, o levantamento de preços atualizados.

Mas, para facilitar o processo e deixar mais acessível para o seu dia a dia, aqui estão duas contas para você não errar mais na hora de escolher seu combustível.

  • Opção 1: Multiplique o valor da gasolina no posto por 0,7.
    Se o resultado for maior que o preço do álcool, compensa abastecer com álcool.
    Se o resultado for menor que o preço do álcool, melhor abastecer com gasolina.
  •  Opção 2: Divida o valor do álcool pelo preço da gasolina.
    Se o resultado for maior que 0,7, vale abastecer com gasolina.
    Se o resultado for menor que 0,7, abasteça com álcool.

Então, segura o coração que a escolha ficou muito mais fácil com uma preocupação a menos, não é mesmo? Agora você não precisa mais se sentir insegura na hora de abastecer.

Você no comando do seu carro, sempre!