Blog

7 hábitos que podem estragar o carro

25/05/2017 - por Thamyres Onofre

Não vá com os outros! Conheça os 7 hábitos que podem estragar o carro

Todo mundo tem alguns vícios enquanto dirige, mas embora pareçam inofensivos, alguns desses costumes podem ser extremamente prejudiciais para a vida útil do seu companheiro do dia a dia.

Conheça agora os erros que as pessoas mais cometem com o carro:

  1. Andar com o combustível na reserva

    Além de correr o risco de ficar parado no meio do caminho por uma pane seca, você pode acabar causando o superaquecimento da bomba de combustível, pois os combustíveis também são responsáveis pelo resfriamento natural desse sistema. Quando a retirada de calor não acontece, você corre o risco de a bomba parar.

  2. Descansar o pé na embreagem

    Dirigir com o pé sobre a embreagem pode até passar despercebido pelo motorista, mas mesmo toques leves no pedal podem gerar o desgaste prematuro do sistema, então é melhor evitar, não é mesmo?

  3. A famosa descida na banguela

    Um dos maiores mitos automobilísticos é de que descer com o carro desengrenado economiza combustível. Na verdade, além de superaquecer os freios por uso contínuo, esse hábito desgasta as pastilhas e discos e pode colocar em risco a segurança de quem está a bordo ao apagar o motor pela baixa rotação.

  4. Passar por lombadas na diagonal

    Passar por valetas e lombadas colocando uma roda de cada vez pode torcer a carroceria do veículo, rompendo pontos de solda e provocando aqueles barulhinhos chatos. Ao passar por uma dessas situações, o melhor a fazer é manter o carro na perpendicular e reduzir a velocidade.

  5. Andar com carro desalinhado

    Alinhamento e balanceamento precisam fazer parte da rotina do carro a cada 10 mil km rodados, caso contrário, além do desgaste dos pneus, você provavelmente terá problemas com gastos excessivos de combustível e uma direção muito menos agradável.

  6. Esquecer de trocar o óleo

    Como o óleo do motor evita o atrito entre as peças, de tempos em tempos ele acumula partículas e sujeiras que, caso fiquem acumuladas, podem entupir dutos de lubrificação e até mesmo travar o motor.

  7. Dar arrancadas e reduzidas mais intensas

    Aquelas arrancadas que levantam fumaça só são bonitas nos filmes mesmo, na vida real, esse tipo de hábito danifica os coxins, peça que absorve os movimentos e vibrações do propulsor do motor. Isso também vale para as freadas bruscas.