MITO! Os pneus novos devem ser colocados no eixo traseiro!
Os pneus dianteiros desgastam-se mais rápido, fazendo-nos optar pela compra de apenas dois pneus para substituí-los. E é aí que vem a dúvida:
“Coloco os pneus novos na parte da frente, já que foram eles que eu troquei? ” Não!
O certo é colocar os pneus novos na parte traseira do carro, para que você tenha segurança.
Os 3 porquês do desgaste dos pneus dianteiros
- Na maioria dos carros, a tração do motor é transmitida para o eixo dianteiro.
- A força da frenagem é trabalhada em cima desses pneus.
- São os dianteiros que guiam os pneus na curva.
Os 3 porquês dos novos pneus traseiros
- Possibilita que o automóvel tenha um melhor desempenho em situações de pista molhada, na realização de curvas apertadas e nas travagens de emergência.
- Evita-se o risco de o automóvel estar envolvido em derrapagens e aquaplanagens.
- Se os pneus novos estiverem na parte dianteira do automóvel, em uma situação de pista escorregadia ou curva apertada, os pneus traseiros perderão aderência com o solo antes dos pneus da frente e o carro realizará o efeito de peão, dependendo exclusivamente de quem está no comando do veículo.
Rodízio para segurança
Para que os dois conjuntos tenham a mesma vida útil, é recomendável fazer o rodízio de pneus: passar os pneus dianteiros para o eixo traseiro com no máximo 10 mil quilômetros de uso e seguir alternando.
Para uma maior segurança, você pode ainda deixar de lado alguns hábitos que causam desgaste no seu automóvel e prolongar a vida de seus pneus, para que você esteja sempre no comando do seu carro.